Conheça mais os pratos típicos:
Em regiões litorâneas, como em Vêneto, ou bem ao sul do país, predominam os frutos do mar, com pratos como o Antipasto di Frutti di Mare, que contém caranguejo, camarões, lula, mexilhões e outros frutos, temperados com azeite e suco de limão. A sopa de peixe é um prato tipicamente de Veneza. Além destes, sardinhas, enguias, mexilhõese lulas são bastante encontradas em outros pratos. A polenta, típica de natal da comunidade italiana no Brasil, é oriunda desta região, e geralmente servida grelhada, acompanhada de algum molho. O Tiramisu, a sobremesa mais famosa da Itália, é típica desta região, e é um pão de ló embebido em café e queijo mascarpone.
Na região noroeste do país, a predominância são as massas e os risotos. As carnes mais utilizadas são as de frango, faisão e vitela. O zabaione, sobremesa típica da região, é bastante apreciada mundo afora, e consiste em um creme de ovos, açúcar e vinho Marsala.
Na região da Toscana, no centro da Itália, os pratos são menos elaborados, mas muito saborosos. As carnes e presuntos defumados, como o presunto cozido, os salames e a mortadela são essenciais na cozinha da região. Tortelloni, spaghetti, canelloni e crostini também são típicos desta região. Como sobremesas, podemos citar a torta de limão e a torta di Riso, feita de arroz e coberta com caldas de frutas.
Já a cozinha romanesca apresenta diversos pratos de spaghetti, com diferentes molhos e risoto. O gnocchi também é bastante apreciado. Diferentemente das demais regiões, aqui o café é mais consumido e apreciado que os vinhos. O café expresso, o cappuccino e o caffelatte caem bem a qualquer hora.
Ao sul, quem manda é a pizza napolitana, coberta com tomates, queijo, alho, manjericão e anchôvas. Frutos do mar e peixes também compõem o cardápio sulista, assim como os famosos queijos provolone, mozzarella e a ricota. Nas sobremessas, o nougat, um tipo de torrone, é bastante consumido, assim como a cassata italiana, que é um sorvete de ricota, com frutas cristalizadas, pistache e chocolate.
Capital da Lombardia, Milão possui uma rica cozinha, um tanto distinta da que bem conhecemos e chamamos de "italiana". Há vários pratos típicos da região, todos onipresentes nas principais casas da cidade. Alguns dos símbolos gastronômicos milaneses são o ossobuco, bollito misto, excelentes polentas (de milho e castanha), ricos e densos risotos feitos com arroz do Vale Ticino e queijos como Grana Padano, mascarpone, taleggio e, o mais conhecido de todos, o gorgonzola. Boa parte dos restaurantes oferecerão uma entrada, um prato principal e café ou vinho da casa a um preço bem convidativo. Obviamente você também encontrará estabelecimentos mais luxuosos, trabalhando com ingredientes e leituras mais contemporâneos da cucina povera, a comida do povão.
Programa gastronômico em Veneza nunca está completo sem experimentar um petisco nos "fritolins" (botecos). É ali que os venezianos se encontram para tomar seu "ombra" (copo de vinho) e comer peixes fritos. Para uma comida de verdade, vale a pena caminhar até o Rialto para comer no modesto restaurante Da Pinto, que "bacalà mantecato" desde 1890.
O cardápio básico em Veneza inclui peixes e frutos do mar e grãos, como arroz e feijão, além de aspargos, abóboras e ervas, vegetais típicos da região do Vêneto. Quase todos os restaurantes oferecem menus a preços fixos, quase sempre mais baratos que os pedidos a la carte.
NA HORA DE PEDIR
Risi e Bisi
Preparado com arroz, ervilhas, "pancceta" (bacon fresco), manteiga e caldo de vegetais, significa exatamente arroz e ervilha, no dialeto veneziado
Risoto nero
Lula, cebola, alho, azeite e vinho branco temperam o arroz, que adquire coloração preta pelo uso da tinta da lula
Bacalá Mantecato
Purê de bacalhau, preparado com o "stoccasisso" (bacalhau seco) hidratado, cortado em tiras e batido com alho e azeite de oliva, normalmente acompanhado por polenta grelhada
Baoacoli Veneziani
Biscoitos feitos com manteiga, farinha, açúcar, fermento e clara de ovos
Fegato alla Veneziana
Fígado de vitela preparado com cebola, azeite, manteiga, salsinha, crouton de pão frito na manteiga e uva passa, servido com polenta
Sopa de Pão
Preparada com pão vêneto grelhado, "brodo" (caldo de vegetais), queijo e erva-doce.
Rua Padre Almeida, nº 735 – Cambuà | Campinas – SP - (19) 3255-5392 / 3307-3177
ARTESANALLI - MASSAS & MOLHOS LTDA - EPP é um(a) Sociedade Empresaria Limitada de Campinas - SP
Fundada em 18/07/2000. Sua atividade principal é Restaurantes E Similares. CNPJ: 03.990.239/0001-44