O provolone é um queijo semiduro originário da Itália.
É característico pela sua pasta filada. O leite e o coalho são batidos com uma espécie de lâminas que faz com que a pasta resulte em forma de inúmeros fios. É um queijo compacto e duro, de cor amarelada e aroma agradável. Costuma ser comercializado em forma de cilindro. Tem longa duração, à volta de um ano.
Hoje, grande parte do provolone comercializado no Brasil tem sido na forma defumada. A grande questão da defumação dos alimentos, método utilizado principalmente em carnes e derivados animais, é a conservação destes. Com o provolone, um queijo semiduro, e de longa duração, o processo de defumação além de acentuar o sabor, ainda faz com que ele dure quase o dobro de sua vida, mesmo fora da geladeira. No processo de defumação, vários dos microorganismos que são utilizados na fazedura do provolone são eliminados após sua utilidade, que era fazer o queijo.
A mussarela de búfala é um produto lácteo do sul da Itália, tradicionalmente produzido na Campânia , especialmente nas províncias de Caserta e Salerno. A produção deste queijo típico também é realizada em outras partes do sul da Campania e Lazio , Puglia e na parte alta da cidade de Venafro na região de Molise.
O termo mozzarella deriva o nome da operação de mozzatura realizada para separar a massa em porções individuais . É muitas vezes chamado a rainha do Mediterrâneo, mas também ouro branco ou pérola da tabela, em deferência para com a boa qualidade eo sabor do produto alimentar.
O Queijo Parmigiano Reggiano é um queijo com uma longa história e é famoso, hoje em dia, por todo o mundo. É um produto verdadeiro da terra e das tradições das pessoas que o produzem.
Devido a sua popularidade na culinária, este tipo de queijo foi copiado e é produzido em regiões com presença de colônias italianas como o Brasil e os Estados Unidos, o que tem gerado disputas legais quanto ao uso da marca.
Por ser um produto de Denominação de Origem Protegida a marca Parmigiano-Reggiano legalmente só pode ser usada em queijos produzidos na região de Parma, Reggio Emilia, Módena, Bolonha e Mântua (ao sul do rio Pó), enquanto que o seu contraparte produzido a norte do Pó é o Grana Padano.
Atualmente grande parte da produção desse queijo é feita com o leite de vacas da raça frisone, introduzidas no território por volta do ano 900, mas a vaca mais adaptada à produção dele é aquela vermelha da raça reggiana, animal com tripla aplicação (leite, trabalho e carne).
O queijo Fontina originou-se no Valle d’Aosta, que é uma região dominada pelas mais altas montanhas da Europa. É fabricado com leite de vaca, possui textura fechada, casca fina e uma massa macia. Sua coloração é amarelo claro e seu sabor é suave. É um ótimo queijo para derreter, grelhar e usar em Fondue.
O Valle d’Aosta é uma região paradisíaca, realmente uma das mais belas da Itália, faz fronteira a oeste com a França, dos Alpes ao Mar Mediterrâneo e a norte com a Suíça. Sua principal cidade é Turim, terra dos encorpados e rústicos Barolo e Barbaresco, mas também do delicado Asti. O Valle D'Aosta é berço de um dos queijos mais premiados do mundo, o Fontina D’Aosta. Do lado do Piemonte, um dos queijos mais procurados é o Robiola Piemonte, que pode ser produzido com leite de cabras, de ovelhas ou de vacas ou até com qualquer mistura dos três. Por esta razão, ele adquire diferentes nomes e diferentes formas ao longo do território Piemontês. Há versões de massa fresca, bem como exemplares de casca lavada. Há também o Toma Piemontese. Toma é o nome genérico para um estilo de queijos, originariamente maturados em pequenas esteiras de palha.
Rua Padre Almeida, nº 735 – Cambuà | Campinas – SP - (19) 3255-5392 / 3307-3177
ARTESANALLI - MASSAS & MOLHOS LTDA - EPP é um(a) Sociedade Empresaria Limitada de Campinas - SP
Fundada em 18/07/2000. Sua atividade principal é Restaurantes E Similares. CNPJ: 03.990.239/0001-44